Gandhi e a Índia: produção de Chai com alunos do M5

25 de abril de 2018


Neste primeiro semestre, os alunos do M5 têm usado a língua inglesa para refletir sobre o consumo consciente. O pano de fundo histórico que deu início a essa análise foi a biografia de Gandhi e o processo de formação do estado indiano.

Dentro desse contexto, os alunos também expandem seus horizontes culturais e entram em contato com alguns aspectos da civilização indiana. Um dos tópicos estudados foi o uso das especiarias e suas relações com a economia e a história da Índia.

Para ajudar a contextualizar esse estudo e incentivar a exploração de algumas das práticas socioculturais desse país, os alunos foram desafiados a replicar uma receita tradicional indiana, o chai – um chá preto com leite e especiarias. Depois de aprenderem mais sobre o chai e assistirem a um vídeo tutorial sobre como ele é feito, os alunos se organizaram em pequenos grupos na cozinha experimental para enfrentar o desafio.

Eles buscaram seguir a receita proposta, usando ingredientes de acordo com o que fora sugerido e com suas preferências culinárias. Eles precisaram decidir em seus grupos qual quantidade de especiarias adicionar em suas receitas e, para tanto, fizeram suas escolhas usando a pimenta-do-reino, o cravo, a canela, o cardamomo e o gengibre.

O resultado foi um estranhamento por grande parte da sala. Os alunos relataram que a bebida era “too strong” ou “too spicy”, tendo pouca aprovação por conta do sabor intenso das especiarias e de uma superabundância delas na maioria das receitas propostas pelos alunos. Foi também uma oportunidade de praticar um vocabulário relacionado à culinária pouco comum no cotidiano em sala de aula, incluindo instruções como “a hint of pepper” ou “one teaspoon of cardamom”.

Ao final do preparo, todos provaram os chás e escolheram aqueles que atingiram maior equilíbrio entre os ingredientes.