Infantil 4 conhece as surpresas do Período Estendido
31 de março de 2020
O ano letivo começou, e os alunos do Infantil 4 iniciaram sua rotina no Período Estendido.
As primeiras semanas são sempre cheias de muita curiosidade e exploração, e assim, logo no primeiro dia, as crianças puderam conhecer as mascotes Mobi e Billy: nossos simpáticos macacos de pelúcia que participam de diversas atividades do Infantil 4. Além disso, as crianças puderam experienciar Arts time (ao decorarem nossa sala com a comida favorita das mascotes), Science time (ao fazerem uma experiência em que puderam fazer massinha de modelar), Music time (ao explorarem algumas músicas do nosso repertório), Story time (ao conhecerem os livros “From Head to Toe” e “The Very Hungry Caterpillar”) e Cookery time (ao experimentarem uma deliciosa salada de frutas).
Desenvolvemos diversas atividades durante esses dias. No entanto, o mais importante foi que as crianças foram apresentadas à nossa rotina e puderam se familiarizar com todos esses momentos. As turmas da manhã e da tarde fazem as mesmas atividades, porém em ordens diferentes. Os alunos da manhã começam com Warm-up/Toys time e finalizam com Lunch/Rest. Já os da tarde iniciam a rotina do Período Estendido com Lunch/Rest e finalizam com Toys time.
Warm up/Toys time: Nesse momento, as crianças podem explorar a sala de aula e seus materiais, aprendendo, assim, brincando. É um momento importante em que incentivamos a produção oral em inglês, por ser uma situação que permite atenção mais personalizada de cada criança. Além disso, principalmente na adaptação, o período do Warm-up é muito favorável para o estabelecimento de vínculos afetivos dos alunos entre si e com as professoras. É também um momento pelo qual as professoras propõem brincadeiras coletivas em inglês.
Circle time: Durante esse período, as crianças são convidadas a sentar na roda e a conversar sobre diversos assuntos. Todos os dias, checamos juntos quantos alunos estão presentes e escolhemos o ajudante do dia (helper of the day). A roupa da criança sorteada é descrita (He/She is wearing black pants and a red T-shirt) e, então, os colegas tentam adivinhar quem é o(a) ajudante. Também nesse momento, cantamos músicas de nosso repertório e descobrimos como será a rotina do dia, de forma a deixar os alunos seguros e a par das atividades a serem feitas. Assim, diante de diversas opções, os estudantes são incentivados a adivinhar, e costumam perguntar: “Teacher, do we have circle today?“, “Do we have Arts today?“, “Do we have story time today?“.
Restroom/ Water time: Acompanhamos os alunos ao banheiro a fim de observar se precisam de algum auxílio. As crianças são sensibilizadas a fazer uso de vocabulário relacionado ao uso do banheiro e higiene pessoal, tais como “flush the toilet“, “clean yourself“, “roll up your sleeves“, “wash your hands“, “throw away the toilet paper“.
Lunch: Após lavarem as mãos e conversarem sobre quais serão as opções para o almoço, as crianças se dirigem ao refeitório. Começando pela salada, as professoras passam oferecendo individualmente as opções de vegetais, incentivando o uso de estruturas como: “Would you like lettuce today?”, “Yes, please/ No, thank you“. Após esse momento, entregamos os pratos com arroz e feijão e, então, oferecemos as opções de proteína e vegetais: “Would you like chicken or beef ?” ˗ “I want beef, please!“. Depois, os alunos podem escolher se beberão suco ou água e, então, indicamos Rest: Após o almoço, as crianças voltam para a sala de aula para um momento mais relaxante para que possam descansar. Deitados em colchonetes, os alunos assistem a filmes ou a desenhos em inglês e escutam músicas. Além disso, algumas outras atividades são feitas pensando na importância de relaxar o corpo. Deve-se lembrar que, durante esse período, acontece a escovação de dentes, momento em que contamos com a ajuda de uma auxiliar que acompanha as crianças.
Bus: Após o descanso para as turmas da manhã ou após encontrarmos os alunos no pátio para as turmas da tarde, as crianças e professoras seguem para o embarque no ônibus. Esse é um momento na rotina que desperta curiosidade e empolgação em muitos de nossos alunos. Percorremos um curto trajeto do Período Estendido até a baia da Educação Infantil e vice-versa. Enquanto isso, cantamos músicas em inglês, brincamos e observamos o entorno.
No caso das turmas que fazem o curso do Período Estendido à tarde, após a aula da manhã, elas já são encaminhadas para o ônibus para almoçarem no prédio do Período Estendido. Depois disso, têm o período de descanso e, em seguida, as demais atividades programadas para o dia.
Dessa forma, passamos pelo período de adaptação buscando priorizar a formação de vínculos, proporcionando às crianças segurança e acolhimento. Os alunos, agora já familiarizados com nossa rotina, poderão desfrutar de todos esses momentos para ter uma aprendizagem significativa.