Legends from the world (4th Grade)

29 de outubro de 2019


O 4º ano do Período Estendido iniciou o segundo semestre embarcando em uma “viagem” para o México, na qual os alunos puderam conhecer mais sobre a cultura local e sobre a antiga civilização asteca ao lerem o livro “How Quetzacoatl brought chocolate to the people – an Aztec Legend”, de Lynn Mesh.

Os alunos experimentaram a fruta cacau, aprenderam sobre o processo de criação do chocolate e também saborearam um chocolate quente inspirado em uma receita asteca, com canela. Essa leitura os introduziu no gênero literário lenda e os levou ao tema do bimestre: Legends from the world.

Eles puderam ler e ouvir lendas de diferentes países, como “How the zebra got its stripes”, de Uganda, “The tongueless sparrow”, do Japão, e “Robin Hood”, da Inglaterra, entre outras. Assim, tiveram acesso a aspectos culturais sobre cada um desses países e também aprenderam sobre os elementos de uma narrativa, como as personagens, o cenário  e o enredo.

Ao serem expostos a esse gênero textual, se depararam com o uso de verbos no passado, adjetivos e conectivos, criando repertório para desenvolverem suas próprias lendas.

Em pequenos grupos, os alunos trabalharam no  brainstorming, na criação e no  desenvolvimento de suas lendas, pensando no início, meio e fim das histórias. Uma vez prontas, eles montaram, dessa vez individualmente, seus booklets e os ilustraram.

Foram produzidas lendas como “How cats got their whiskers”, “How candies were created”, “How pizzas were created” e “How the Earth was created”, entre outras.

O resultado foi um trabalho extremamente criativo e cuidadoso. Por fim, eles trocaram as histórias e leram as lendas dos colegas.

 

Professoras do 4º ano do Período Estendido