“Let’s go camping!”
20 de junho de 2017
No início deste primeiro semestre de 2017, os alunos do 1º ano do Período Estendido tiveram a simulação de um acampamento internacional dentro da sala de aula. Essa experiência começou a ser vivida pelos alunos algumas aulas antes da própria simulação, com a apresentação do tema “Around the World”, em que colocamos os alunos em contato com a rotina de crianças de outros países e exaltamos a importância de aprender inglês para podermos nos comunicar com pessoas de outras nacionalidades.
Os alunos tiveram a oportunidade de praticar expressões como “My name is (Pedro)”, “I’m (six) years old”, “I am from (Brazil)”, “What’s your name?”, “How old are you?”, “Where are you from?”, além do novo vocabulário relacionado ao tema Nacionalidade, como “I am Brazilian”, “I am French”, “I am Canadian”, “I am Japanese”, “I am from Russia”, “I am from China” etc. Após praticarem essas estruturas linguísticas durante situações de faz de conta, jogos e atividades, as professoras pediram aos alunos que criassem um passaporte. Para isso, cada um precisou escolher uma nova identidade para que esse passaporte tivesse dados pessoais criados pelos alunos, como um nome novo, uma idade diferente e uma nacionalidade que não fosse a brasileira.
Na aula posterior à criação desse passaporte, os alunos das duas turmas de cada período se encontraram e usaram a imaginação para simular um dia em um acampamento internacional. A sala foi preparada para que se parecesse com um acampamento de verdade, e os alunos aprenderam palavras relacionadas à temática “Camping”, como: tent, mountains, outdoors, fire etc. Em seguida, as crianças tiveram de se apresentar aos amigos a partir da personagem que criaram e interagir com todos em língua inglesa, para que as próximas dinâmicas pudessem acontecer. A partir daí, cantaram músicas em inglês e participaram de jogos e atividades. Conforme a “noite” ia se aproximando, as professoras acenderam a fogueira (uma imagem de fogueira em 3D espelhada no telão da sala de aula) e os alunos comeram marshmallows “assados”.
Utilizando a imaginação ao criar um novo personagem para si próprio e ao se sentir em um ambiente real de acampamento, cada aluno conseguiu se comunicar em inglês de forma natural e divertida.