Let’s go grocery shopping!

9 de maio de 2016


No primeiro bimestre de 2016, os alunos do 3º ano do Período Estendido tiveram, logo de início, um grande desafio: trabalhar em um projeto longo com etapas e processos diversos e intrinsecamente conectados. O resultado desse processo foi um dia muito divertido e delicioso em que os alunos foram às compras e ainda puderam saborear um sanduíche com ingredientes que eles mesmos escolheram.

Tudo teve início com o resgate de conhecimentos muito próximos dos alunos, quando falamos de preferências alimentares. Partindo da oralidade trazida desde os primeiros anos do Período Estendido, ainda na Educação Infantil, os alunos puderam transferir seus conhecimentos sobre “Fruits and Vegetables” e “Likes and Dislikes” para a escrita, consolidando um conteúdo já adquirido e ampliando-o com vocabulário novo.

A partir disso, um novo gênero textual foi introduzido: o bilhete. Os alunos tiveram contato com esse tipo de texto, discutindo seu uso e praticando a forma de produzir um bilhete em inglês. Usando estruturas como “Dear friend”, “Can you go grocery shopping, please?”, “We need cheese and tomatoes”, “Thank you”, “Love, Mariana”, nossos alunos puderam escrever bilhetes uns para os outros pedindo que o amigo fosse às compras e trouxesse ingredientes para fazermos um sanduíche juntos.

Além do trabalho com a produção de texto, nosso projeto também contribuiu para a prática das estruturas do conteúdo do próprio curso de modo significativo e contextualizado. Explorando “needs”, “wants”, “likes” e “dislikes”, os alunos puderam utilizar a língua inglesa de forma espontânea para expressar exatamente o que gostavam de comer e quais ingredientes queriam que fossem incluídos no bilhete para o amigo.

O grande dia, então, chegou. Com os ingredientes expostos na bancada, como em um mercado, os alunos interagiram em duplas. Consultando o bilhete com os pedidos de seus colegas, foram às compras e depois puderam montar seu sanduíche. Usando estruturas como “What do they need?”, “I want tomatoes”, “How much is it?”, “I like carrots”, “I don’t like lettuce”, os alunos tiveram a experiência de comprar e vender, pedir o que gostam de comer, indicar o que não gostam e saborear um lanche na companhia de seus amigos.

Por fim, os alunos produziram um bilhete de maneira autônoma para levar para casa e compartilhar com a família todo esse aprendizado. Nas fotos que compartilhamos é possível apreciar um pouquinho dessa experiência desafiadora e saborosa. Way to go, 3rd grade!