Let’s play it all together!

31 de março de 2020


Um dos objetivos gerais de comunicação oral do 1º ano é expressar similaridades e diferenças. As crianças são expostas a várias situações nas quais o estímulo é fazer comparações entre objetos de nosso cotidiano.

A imaginação das crianças foi instigada ao iniciarem a atividade em roda em que precisavam adivinhar o que havia dentro da caixa surpresa. “Is it a book?”, “Is it a toy?”, perguntavam com entusiasmo. Ao descobrirem que se tratava de bolas de diferentes modalidades esportivas, as crianças foram expostas aos nomes dos esportes e também às habilidades necessárias para praticá-los.

Após o momento inicial de exposição à novas palavras, as crianças puderam falar o que conseguiam fazer com cada uma das bolas: “I can bounce the basketball ball!”, “I can kick the soccer ball!”, “I can throw the volleyball ball!”, “I can head it!”. 

Conforme produziam as variações linguísticas esperadas, as crianças formavam times e perguntavam: “Who can do it?”, “Who can bounce it?”, momento que proporcionou a criação de mais oportunidades de produção linguística ao expressarem suas habilidades, tais comoI can do it!”, “I can bounce it!”, “I can kick it!”, “I can play soccer!. A atividade terminou com muitos jogos e diversão ao ar livre, além de um momento de relaxamento.