M-Global Blog
4 de julho de 2018
O M-Global é um curso inovador oferecido para os alunos de 9º ano do Inglês Móbile e é totalmente estruturado em projetos. Os alunos são desafiados a pesquisar textos, podcasts e vídeos para compor produções próprias que alimentam um blog de sua autoria.
Nesse processo, a escola se transforma em um grande laboratório editorial, e o uso do idioma se torna cada vez mais natural à medida que os alunos o empregam para explorar diversos universos. Ao mesmo tempo, habilidades linguísticas extremamente importantes para o mundo globalizado atual são desenvolvidas, como estratégias de busca e hierarquização de informação e construção de materiais de referência que ampliem seu repertório como autores e revisores de seus textos. Eles também aprendem a selecionar de forma criteriosa e organizar registro de fontes, com o intuito de discutir e analisar criticamente materiais disponíveis na internet.
Uma das grandes diferenças do curso é que, em vez de os alunos usarem livros de ensino de idiomas com assuntos predeterminados, eles têm a possibilidade de explorar temas que lhes fascinam. O trabalho linguístico se estrutura em torno de gêneros discursivos a serem estudados por todos. Cada projeto demanda o uso de estruturas e vocabulário próprios daquele tipo de situação comunicativa e traz oportunidades de refinamento e ampliação do repertório. Paralelamente a esse núcleo comum de conteúdos desenvolvidos com o grupo, a escolha pessoal do tema impõe um percurso individualizado para cada tipo de texto a ser explorado e produzido, em que o próprio aluno seleciona seus materiais de leitura e consulta para o desenvolvimento do conteúdo e do campo lexical aplicado a seus projetos.
O primeiro desafio dos alunos foi escrever uma resenha, ou review. Esse tipo de texto opinativo requer que o autor conheça bem seu objeto, que tenha um apreço pessoal pelo assunto e que apresente opiniões sustentadas por uma análise consistente. Surgiram projetos sobre os mais diversos assuntos, como video games, filmes, livros, aparelhos eletrônicos e aplicativos, bandas e canções, entre outros temas propostos pelos alunos.
O desenvolvimento desse primeiro projeto teve início com o reconhecimento do uso social e das características do gênero textual review. Vimos que cada crítico (autor da resenha) define critérios e aspectos a serem incluídos em sua análise, conforme seu objeto, e geralmente conclui seu texto com um veredicto e uma recomendação. Identificados os conteúdos, as estratégias e as possibilidades de organização do texto, o estudo da língua se iniciou com o uso de adjetivos e advérbios mais específicos e densos, evitando-se o uso de palavras vagas como “nice”, “good” ou “bad”. A seguir, as nuances de opinião foram trabalhadas por meio de diversas estruturas:
- o uso dos intensifiers and mitigators para suavizar uma crítica ou elogio (“The plot is rather dull” / “quite inspiring”);
- os adverbs of degree e as especificidades no uso de expressões como “absolutely brilliant” ou “extremely interesting”;
- o uso das hedging expressions (“It would seem that…” / “It appears that…”) para diferenciar fatos e suposições do autor;
- o emprego do subjuntivo para ênfase (“It’s essential that every reader be familiar with this author”);
- o uso de expressões idiomáticas relacionadas a opiniões e percepções (“When I first heard this song, I was completely lost for words” / “No wonder this work is considered the favorite of Christie’s career”).
Além de aplicarem esses recursos linguísticos aos seus projetos, os alunos ainda buscaram conhecimentos específicos pertinentes ao tema de sua escolha, apropriando-se do jargão e de conceitos da área. Seguem alguns trechos interessantes de suas produções:
“For example, we know that in real life the actions taken would be completely different. Anyway, we turn a blind eye and let it go, and small holes in the script create new strands in story.” (La Casa de Papel – TV series review)
“Cifra is a music software (site and app) with many functions. Its tools involve a tuner, a metronome, a chord dictionary, videoclasses / tutorials and what may be seen as the most often used, song chords.” (Cifra Club – app review)
“For some people, just one good game mode makes a game complete, but most people, myself included, think there should be more content, for example, more game modes or a single player campaign.” (Playerunknown’s Battleground – video game review)
Na segunda etapa do curso, os alunos trabalharam em grupo para desenvolver podcasts, com gravações em áudio sobre diversos assuntos, como o álbum de figurinhas da Copa do Mundo, tecnologias como o mp3 e discussões sobre fake news, entre vários outros. O trabalho com gêneros discursivos orais nos permitiu transferir a análise e a expressão consistente de ideias para um novo contexto. Além disso, outros aspectos da comunicação puderam ser explorados, como a interação natural e a articulação de comentários, perguntas e respostas para compor um texto coerente a partir das contribuições de diversos falantes.
O ciclo de trabalho, com base em estudo do gênero discursivo / pesquisa / ampliação do repertório linguístico / autoria, aplica-se a todos os projetos do curso. No momento, os alunos se dedicam à produção de vídeos, e ao longo do ano sempre teremos novidades no blog à medida que os próximos projetos forem concluídos.
Visite-nos: http://mglobal.escolamobile.com.br.