MGlobal – Hot Issues
6 de novembro de 2020
O primeiro módulo do curso MGlobal foi dedicado à argumentação, tendo o debate e a escrita de dissertações (opinion essays) como vetores.
Uma grande novidade que o curso propõe é a possibilidade de escolha dos assuntos, e nesse projeto a primeira fase consistiu na seleção, leitura, apresentação e discussão de notícias. Surgiram nessa pesquisa preliminar assuntos da atualidade relacionados ao uso das mídias sociais (como o TikTok e o Instagram), ao início da disseminação do coronavírus, ainda antes da pandemia, ao combate ao racismo e à corrupção, aos movimentos antivacina, além de questões clássicas de debates, como pena de morte e legalização das drogas. Além do trabalho com as habilidades de compreensão leitora e comunicação oral, esse processo inicial proporcionou grande expansão de repertório linguístico, pois os alunos tiveram contato com os diversos campos lexicais relacionados a cada assunto.
Na segunda fase do projeto, o trabalho com a argumentação partiu da análise de debates e discursos persuasivos em diversos formatos (memes, comentários em mídias sociais, dissertações, entre outros). Os alunos reconheceram estratégias retóricas de persuasão (ethos, pathos e logos) em argumentos relacionados a diferentes assuntos e buscaram empregá-las na construção de sua argumentação, quando se preparavam para os debates e textos argumentativos. As etapas de preparação para a produção oral (debates) e escrita (essays) envolveram também a seleção de fontes de pesquisa e a análise das questões a partir de diferentes ângulos e a estruturação do argumento.
Além do vocabulário relacionado a cada assunto, o conteúdo linguístico do curso nesse primeiro módulo está diretamente relacionado à produção de textos argumentativos com ideias complexas. Os alunos revisaram e expandiram seus conhecimentos sobre conjunções, conectores e orações subordinadas (linking words, transitions, relative clauses) e recursos para ênfase (adverbs, extreme adjectives and idioms). Ao planejar e revisar seus textos, também buscaram soluções para melhorar a coesão e evitar a repetição de palavras.
O resultado do projeto desenvolvido nesse módulo foi a publicação, no blog, das páginas Hot Issues, com os textos dos alunos apresentando diferentes visões sobre os assuntos, além de pesquisas de opinião que eles prepararam como estratégia de engajamento dos leitores. Os assuntos levantados pelos estudantes revelam suas ideias e escolhas pessoais e são relevantes para um público mais amplo.
Convidamos você a visitar o blog do MGlobal. Apresentamos abaixo os links para algumas das páginas já publicadas.
Should homeschooling be an option in Brazil?
Is it okay to make memes and jokes about the Coronavirus?
The controversy around TikTok suppressing posts from nonconforming users?