Once upon a rhyme
11 de dezembro de 2018
Já é tradicional na rotina do Período Estendido vivenciarmos, no mês de outubro, um dia especial. Nesse dia, por meio de brincadeiras temáticas, de atividades de artes e de degustação, as crianças do Infantil 3 ao 1º ano usufruem de momentos de integração e compartilham muita animação.
Desta vez, o já conhecido tema “Once upon a time…” foi adaptado para “Once upon a rhyme…”. Ao longo do mês, algumas das tradicionais cantigas ou rimas serviram de base para sequências didáticas. Nelas, as crianças entraram em contato com personagens, lugares, objetos e atividades relacionadas à compreensão e assimilação dos conteúdos linguísticos pertinentes ao contexto de cada nursery rhyme.
Nos dias 29 e 30 de outubro, finalmente, as crianças passearam por entre as salas do Período Estendido, onde encontraram brincadeiras temáticas inspiradas nas rimas trabalhadas e experimentaram um petisco também relacionado a elas.
Assim, no espaço Itsy Bitsy Spider,as crianças tinham de passar por um labirinto de elásticos para chegar à deliciosa gelatina de uva, a spider jelly. Valeu o esforço! No percurso, eram encorajados – “You can go under that part” –, e falavam “Can I jump?” ou “I wanna play!”
Em Row Your Boat,participaram de uma corrida em barcos de papelão, evitando ser devorados por umcrocodilo–no caso, a professora. Era comum escutá-los “Row faster!”, “I win!”, “I wanna be the crocodile!”, “Tag!”.Como recompensa, os alunos se deliciaram com barquinhas de guacamole.
Em Bumble Bee,com os olhos vendados, todos se esforçaram para colocar a abelha no lugar correto da colmeia: “Is it my turn now?”, “I wanna go!”, e capricharam muito ao decorar suas próprias abelhas de bexiga, que levaram para casa. Além disso, finalizaram provando biscoitos de mel.
Na sala ao lado, o desafio era o reconstruir o Humpty Dumptyque havia se despedaçado na rima, montando diferentes quebra-cabeças. Além disso, para saborear o petisco servido, aprenderam a descascar ovos de codorna. Algumas das expressões que surgiram foram“I have this piece of the puzzle!”, “I have the last piece of the puzzle!”, “I can peel my egg!”, “It’s delicious!”.
Em London Bridge, as crianças se divertiram ao montar, colaborativamente, “pontes de Londres” com diferentes materiais, além de terem experimentado chá mate com limão, chá silvestre e chá de maçã com canela. Elas interagiam, por exemplo, ao pedirem ajuda ou ao se oferecerem para brincar juntas: “Help me, please”, “Can I build the bridge with you?”
Finalmente, em Pat a Cake, enquanto atiravam anéis em um bolo gigante tentando acertar suas velas, exclamavam “I got it!” e “Can I play again?”. Também, ao decorar seus cupcakes, diziam:“I want sprinkles, please” ou “I don’t want any topping”.
Assim, enquanto ampliamos a competência global das crianças, assim como o aprimoramento linguístico delas, proporcionamos às turmas do Período Estendido momentos mais livres e de integração, tão importantes para o desenvolvimento da autonomia, da habilidade de colaboração e da empatia.
Equipe do Infantil 3 ao 1º ano do Período Estendido