Palavras e sons – Introdução à leitura e à escrita em inglês no 2º ano

1 de abril de 2016


Os alunos do 2º ano do Período Estendido têm um grande desafio neste ano de 2016: começar a ler e escrever em inglês. Além de dar continuidade ao desenvolvimento das habilidades de comunicação oral, o trabalho com os conteúdos linguísticos em contexto passa a ter também o propósito de introduzir a forma escrita.

O processo de sensibilização para a leitura se inicia com o reconhecimento de palavras já conhecidas, para que o aluno perceba as relações entre o som e a grafia em inglês. Em nossa sala de aula, exploramos, ao longo da rotina, as diversas oportunidades de identificar elementos que fazem parte de nosso cotidiano – os materiais escolares, as placas sinalizando diferentes momentos da rotina, tais como “game”, “arts”, “lunch time”, “helper”, o título das atividades, entre outros. Os registros escritos no caderno e nos livros didáticos também têm um papel de consolidação e prática. Como parte desse processo de letramento, os alunos aprendem a soletrar as palavras e são expostos aos sons das vogais e consoantes, a fim de perceberem que as letras podem ter diferentes sons quando formam palavras.

Para que o trabalho com as habilidades de leitura e escrita seja significativo, o tema trabalhado no primeiro bimestre está relacionado às cores, na descrição de objetos e cenas. “Colors” é um tema familiar e versátil, que propicia uma série de atividades de interação e prática, como a criação de monstrinhos coloridos que se alimentam de letras do alfabeto, para uma brincadeira em duplas; jogos com o reconhecimento da grafia das cores e de palavras de uso frequente; experimentos com materiais coloridos e atividades artísticas, com registro coletivo e individual; e leitura de pequenos textos com vocabulário já conhecido, inclusive poemas.

Um momento interessante de consolidação desse trabalho foi uma aula com o uso de computadores e iPads em que os alunos puderam acessar jogos on-line sobre o alfabeto. Utilizando um aplicativo chamado “Sesame Street Alphabet Kitchen”, as crianças brincaram de formar palavras em biscoitos virtuais de maneira muito divertida e, dessa forma, puderam perceber que conseguem identificar sons, ler e escrever palavras por conta própria.

Esse é só o começo de um processo interessante de desbravamento do mundo das letras em inglês… Vamos acompanhar!