Palestra – Cidadania Digital
9 de novembro de 2020
Prezados Alunos e Alunas e Famílias do Ensino Fundamental II do Período Parcial,
No dia 3 de outubro, recebemos a professora Ivelise Fortim para dialogar conosco sobre a convivência no mundo virtual, com foco no universo dos games. A gravação do evento está disponível no Móbile Virtual, na página do curso de Orientação Educacional – palestra Jogos Eletrônicos. Nessa ocasião, refletimos sobre como os games podem proporcionar, de maneira positiva, relacionamentos, convivência, diversão e trocas de afetos, entre outros aspectos. Ao mesmo tempo, conversamos a respeito de sinais que podem indicar um uso nem sempre saudável dos jogos online.
Dessa maneira, por meio do diálogo entre escola, família e estudantes, ampliamos nossa visão sobre o mundo virtual e sobre as possibilidades de trocas sociais, afetivas e cognitivas que ele nos apresenta. Vamos reconhecendo e admitindo cada vez mais que esse universo virtual é uma realidade contemporânea. Impulsionadas pelo isolamento social que a pandemia nos proporcionou, as comunicações virtuais têm ganhado cada vez mais espaço nas interações humanas. Diversas emoções circulam nas redes sociais, enquanto os pré-adolescentes, totalmente imersos nesses ambientes, esperam audiência e aprovação por meio de mensagens e likes que influenciam comportamentos e atitudes. Com isso, muitos deles acabam se expondo e/ou se envolvendo com ações inconsequentes, estimuladas por uma sensação de anonimato ou de distanciamento.
Nosso projeto Conviver na Web aborda todas essas questões de forma mais específica. Disponibilizamos cartilhas e materiais que orientam estudantes e seus familiares. Tendo em vista esse panorama de isolamento social, intensifica-se a necessidade de destacarmos, em nossas conversas com os educandos, valores fundamentais que devem pautar ações e interações no ambiente virtual. Nesse contexto, alguns questionamentos são estruturantes:
- Como se relacionar na web? Quais comportamentos regulam as nossas ações?
- Quais são as potenciais implicações de determinados comportamentos virtuais?
- Como ajudar crianças e jovens a utilizar de maneira positiva recursos tão difundidos e tão presentes em sua convivência atual?
Além disso, indicamos às famílias que assistam ao documentário O dilema das redes, produção da Netflix que, por meio do relato de especialistas em tecnologia e profissionais da área, faz um alerta sobre o impacto das redes sociais sobre a democracia e a própria humanidade, a partir da análise da estrutura de monitoramento criada para captar a atenção de seus usuários.
Considerando essas reflexões e a necessidade de buscar mais informações que nos capacitem diante desses novos desafios, convidamos as famílias para participar, junto de seus(suas) filhos(as), de uma conversa com o psicólogo Rodrigo Nejm, a ser realizada neste sábado, 17 de outubro, das 10h45 às 12h15.
Rodrigo Nejm é Diretor de Educação da SaferNet Brasil, associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos e sem vinculação político-partidária, religiosa ou étnico-racial. Ele coordena ações de promoção do uso crítico, responsável e seguro da internet, com foco na promoção e defesa de direitos humanos online. Além disso, é membro do Grupo de Pesquisa GITS/UFBA e do grupo de especialistas das pesquisas TIC Kids Online e TIC Educação do CETIC.br/NIC.br.
Cordialmente,
Bel Camargo e Maíra Pereira
Coordenação Educacional do 6º ano – Período Parcial
Felipe Molina e Márcia Ruiz
Coordenação Educacional do 7º ano – Período Parcial
Lili Campos e Lucia Vinci
Coordenação Educacional do 8º ano – Período Parcial
Julyana Teixeira e Helena Sellani
Coordenação Educacional do 9º ano – Período Parcial
Antonio de Freitas da Corte
Vice-direção do Ensino Fundamental II – Período Parcial
Cleuza Vilas Boas Bourgogne
Direção do Ensino Fundamental – Período Parcial