Palestra – Jogos Eletrônicos

9 de novembro de 2020


Prezadas Famílias e Alunos do Ensino Fundamental II (Período Parcial),

 

A pandemia trouxe para a humanidade uma restrição marcante daquilo que nos constitui como humanos: o convívio social. As trocas de ideias, de afetos, de perspectivas que a proximidade física nos desperta foram de maneira radical alteradas.

Tendo esse pressuposto, algumas considerações são fundamentais quando buscamos refletir e compreender a maneira pela qual crianças e jovens têm incorporado intensamente o universo on-line em seu cotidiano atual.

Desde as fases iniciais do desenvolvimento humano, as interações sociais se estendem além do círculo familiar. Reconhecemos que o convívio é fundamental e se constitui como referência para a formação da personalidade e para o amadurecimento. Jovens e crianças, desenvolvendo-se como sujeitos, buscam intensamente contato, relacionamento e comunicação para compreenderem a si mesmos e o mundo que os cerca.

Diante desse panorama de restrições e novas necessidades em que vivemos, passamos a recorrer mais intensamente à tecnologia ‒ incluindo as redes sociais, os jogos on-line, os video games ‒ como elemento capaz de apaziguar o conflito tão intenso que temos experimentado pela falta de proximidade e, consequentemente, de comunicação. Concomitantemente, alguns cuidados são necessários à saúde, tendo em vista o tempo de exposição aos dispositivos tecnológicos e a restrição às atividades físicas.

Inquietações e dúvidas são parte das nossas reflexões neste momento. Em parceria com a Escola, as famílias compartilham constantemente conosco alguns dos seguintes questionamentos:

  • Como planejar, em casa, a rotina dedicada aos estudos, à escola e ao convívio social e virtual?
  • Qual seria o tempo conveniente para jogar e conviver virtualmente?
  • Os jogos on-line proporcionam, de fato, um convívio virtual?
  • Existem prejuízos à saúde mental e física em se dedicar de maneira intensa aos games?

 

Considerando esse contexto, convidamos vocês, mães e pais, para, junto de seus filhos, participar, no sábado, dia 3 de outubro, das 10h00 às 12h00, de uma conversa com Ivelise Fortim, (psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde leciona nos cursos de graduação em Psicologia e de Tecnologia em Jogos Digitais).

Para que os alunos também se mobilizassem para esse encontro e pudessem se aproximar de maneira mais crítica e reflexiva do tema, abordamos esse conteúdo nas aulas de Orientação Educacional e aplicamos um questionário para conhecer o perfil dos estudantes em relação aos jogos eletrônicos, bem como possíveis dúvidas e questionamentos. Esses dados foram usados para estruturar as pautas da conversa com a nossa convidada.

 

Ampliar a reflexão sobre temas cotidianos relevantes e intensificar a parceria entre a Escola e as famílias são medidas que colaboram para a formação de jovens conscientes das escolhas que fazem. Contamos com a participação de todos.

        

Maíra Barbosa

Bel Camargo

Coordenação do 6º ano – Período Parcial

 

Felipe Molina

Márcia Ruiz

Coordenação do 7º ano – Período Parcial

 

Lili Campos

Lucia Vinci

Coordenação do 8º ano – Período Parcial

 

Fernanda Del Nero

Julyana Teixeira

Coordenação do 9º ano – Período Parcial

 

Antonio Corte

Vice-direção do Ensino Fundamental II – Período Parcial

 

Cleuza Vilas Boas Bourgogne

Direção do Ensino Fundamental – Período Parcial