Projeto Animart – Digital Storytelling
19 de outubro de 2016
É com grande entusiasmo que os alunos do 4º ano do Período Estendido têm se dedicado ao Projeto Animart, desenvolvido no segundo semestre de maneira integrada aos conteúdos do curso. Tendo como meta a criação de uma história e a produção de um vídeo para contá-la, os alunos trabalharam em grupos, empregando sua criatividade, seu repertório linguístico e suas habilidades comunicativas e artísticas em um processo dinâmico de produção de texto e ilustrações.
Desde o primeiro semestre, exploramos de diversas maneiras os assuntos relacionados a experiências e fatos passados, no âmbito do tema “About the Past”. Em meio a diferentes situações comunicativas e propostas de interação, os alunos ampliaram seus conhecimentos de estruturas e vocabulário para relatar o que tinham feito em momentos específicos, como o fim de semana, as férias, o dia anterior na escola. Perguntas como “How was your weekend?” e “Where did you go yesterday? tornaram-se parte da nossa rotina, contribuindo para que os alunos incorporassem cada vez mais as variações de vocabulário e as novas formas verbais. Esses novos conteúdos linguísticos também estiveram presentes quando comparamos a vida no passado e na atualidade, investigando aspectos relacionados aos transportes, à comunicação e à família. Em meio a suas novas possibilidades de expressão, os alunos elaboraram suas ideias em frases como “In the past, people wrote letters. They didn’t send e-mails”, “My grandparents came from Italy by ship”, entre outros aspectos investigados.
Acompanhando esse desenvolvimento linguístico, a preparação para o Projeto Animart teve início com a leitura do livro paradidático “Rip Van Winkle and the Legend of Sleepy Hollow”, que traz versões de dois contos populares de Washington Irving, escritor do século XIX. Explorando o contexto da lenda norte-americana com atividades lúdicas e de interpretação de texto, iniciamos, por meio dessa leitura, o estudo do gênero textual. A seguir, com a análise de lendas africanas e australianas, os alunos aprenderam a reconhecer a estrutura dessas narrativas, com seu conflito e sua resolução; os elementos que caracterizam o gênero narrativo, como seus personagens e elementos sobrenaturais; e os recursos linguísticos típicos que organizam e enriquecem esses textos, tais como os adjetivos e as palavras conectivas ou marcadores temporais (“One day…”, “After that, ….”, “Finally…”) que chamamos genericamente de “transition words”.
Imersos nessas referências culturais, os alunos começaram, então, o trabalho em grupo para a criação das lendas, aplicando seus conhecimentos sobre o gênero narrativo a fim de produzir seus textos em etapas, desde o levantamento de ideias até o aprimoramento e a revisão de suas histórias. A partir de uma questão central levantada pelos próprios alunos, como “Why does the clownfish have its name?”, “How did the elephant get its trunk?”, eles elaboraram, com as histórias, uma explicação para a origem e a transformação dos animais. Assim, construíram textos cheios de imaginação, que de início chamam a atenção do leitor com expressões como “Once, in an underwater kingdom…”, ou “A long time ago, in Africa…”
Para a parte artística do projeto, como expansão do trabalho com lendas e narrativas, os alunos entraram em contato com a pintura aborígene australiana, que está diretamente relacionada à tradição oral e ao registro das histórias desse povo. Conhecendo um pouco mais sobre essa cultura, apropriaram-se das técnicas artísticas aborígenes para produzirem as ilustrações de suas lendas.
Finalmente, o Projeto Animart propõe que os alunos contem suas histórias em forma de vídeo, com fotos de suas produções artísticas e gravações do texto em áudio, compiladas com o aplicativo para iPad Adobe Spark Video. Além do desafio linguístico e do engajamento que a interação em grupo proporciona, os alunos também se apropriam dessa ferramenta, o que tornou o projeto ainda mais envolvente.
Compartilhamos algumas fotos com momentos desse interessante processo de criação. Aguardem mais novidades no próximo bimestre!