Projeto Animart – E-Comics
6 de outubro de 2016
No terceiro bimestre, os alunos do 2º ano trabalharam com o tema “Seasons and Feelings”, ao mesmo tempo que desenvolveram o Projeto Animart, de criação de histórias em quadrinhos.
Em meio às situações comunicativas propiciadas pelo tema, relembramos os nomes das estações do ano e o que acontece em cada uma delas. Exploramos as condições climáticas e associamos a elas os sentimentos, promovendo interações com perguntas e afirmações tais como “How do you feel when it’s cold?”, “I feel sleepy when it’s rainy.”. Também conversamos sobre as atividades que costumamos fazer – “What do you do when it’s sunny?”, “I swim in the pool when it’s sunny.” O projeto trouxe então uma oportunidade de ativação do repertório linguístico, e os alunos foram convidados a usar a criatividade para elaborar enredos e diálogos, empregando os conteúdos linguísticos trabalhados ao protagonizarem as suas próprias histórias.
O trabalho de preparação para o Projeto Animart começou no fim do primeiro semestre, quando os alunos se familiarizaram com o gênero textual história em quadrinhos por meio da leitura de “Hippo & Rabbit in Three Short Stories”. Explorando esse livro paradidático com várias atividades lúdicas, as crianças aprenderam sobre balões de fala e pensamento, onomatopeias, pontuação e leram as histórias com muita curiosidade e alegria, já que agora podem desfrutar do prazer da leitura também em língua inglesa. No terceiro bimestre, as tirinhas do Snoopy serviram como um passo a mais na leitura e na identificação dos elementos da história em quadrinhos. Finalmente, a partir desse conhecimento sobre o gênero textual, os alunos iniciaram a criação de suas aventuras.
Além do desafio linguístico, que envolve o uso ativo das estruturas e do vocabulário e as novas habilidades de leitura e escrita, o Projeto Animart também traz aos alunos uma oportunidade de interagir em grupo e de se familiarizar com os procedimentos de registro e as etapas de construção da história. Ao longo do processo, os alunos desenvolveram um roteiro para suas histórias – que já aprenderam a chamar de storyboard – e estão trabalhando com o aplicativo “Comics Head” nos iPads para compor a história em quadrinhos com fotos, textos em balões de fala e gravações de voz. Com muita empolgação, todos estão tirando o desafio de letra e aprendendo com muito empenho e diversão!
Compartilhamos algumas fotos com alguns momentos desse interessante processo de criação. Aguardem mais novidades no próximo bimestre!