Projeto Animart – Paper-Craft Animation

5 de dezembro de 2016


Com grande empenho e entusiasmo, os alunos do 3º ano do Período Estendido se dedicaram ao Projeto Animart, desenvolvido no segundo semestre de maneira integrada aos conteúdos do curso. Tendo como meta a criação de uma história e a produção de um vídeo de animação para contá-la, os alunos trabalharam em grupos, empregando sua criatividade, seu repertório linguístico e suas habilidades comunicativas e artísticas em um processo dinâmico que envolveu várias etapas.

O projeto teve início no primeiro semestre, com a construção de conhecimentos sobre o gênero narrativo.  A leitura do livro paradidático Riverboat Bill nos deu a oportunidade de explorar os elementos da narrativa, e os alunos puderam perceber como as cenas em cada página eram construídas com ilustrações, falas do narrador e diálogos entre os personagens. Buscamos na história as respostas para perguntas como “Who are the characters in the story?”, “Where are they?”, “What are they doing?”, “What happens next?”, que mais tarde serviriam como roteiro para nortear a produção de textos dos grupos.

No segundo semestre, quando trabalhamos com o tema “Music and Festivals”, os alunos exploraram situações relacionadas a apresentações musicais, festivais e comemorações e se apropriaram de conteúdos linguísticos que usamos para fazer o relato de uma cena, familiarizando-se com estruturas como “Pedro goes to the party”, “The kids are dancing”, “João is playing the guitar”.

Munidos desses novos conhecimentos, e imersos no universo da música e das celebrações, os alunos puderam, então, dar início ao projeto propriamente dito. Como atividade disparadora, cada grupo levantou uma lista com suas músicas preferidas, e os alunos votaram em uma canção que serviria de pano de fundo para a criação das histórias. Com muita criatividade, eles, então, interagiram em seus grupos para imaginar personagens e situações e desenvolveram um enredo a partir de seus interesses, experiências pessoais e referências culturais.

Após a produção do texto, cada grupo trabalhou em seu roteiro ilustrado, ou “storyboard”, transformando a história em cenas e planejando a composição dos elementos, a movimentação e as falas quadro a quadro. A seguir, confeccionaram os cenários com giz pastel sobre cartolina e os bonecos articulados de papel, além de outros elementos presentes em cada história.

A etapa de produção da animação consistiu em uma sessão de fotos com o aplicativo para iPads chamado StopMotion, que converte sequências de imagens em vídeo. Os alunos participaram, com grande envolvimento, da composição das cenas, movimentando seus bonecos quadro a quadro de acordo com o enredo e criando efeitos interessantes e pertinentes à narrativa. Finalmente, as falas dos personagens foram gravadas para serem inseridas posteriormente na edição.

Com um processo de criação tão rico e envolvente, o Projeto Animart trouxe aos alunos inúmeras oportunidades de aprendizagem e interação e serviu como um grande fator de motivação e engajamento para o trabalho em sala de aula. Foi com muito orgulho que os alunos assistiram aos vídeos, tendo no belíssimo produto final de seu trabalho uma evidência concreta do quanto aprenderam neste ano.

Compartilhamos as fotos abaixo com alguns momentos desse interessante percurso.