Projeto Conviver Melhor 2017 – 6º ao 9º ano

8 de maio de 2017


Neste ano, o Projeto Convivência da Escola Móbile tem como objetivo, entre as tantas prioridades, valorizar o protagonismo dos alunos nos debates sobre as dificuldades e problemas que resultam da rotina de convivência na escola, assim como no levantamento de propostas para solução desses problemas.

Segundo Josep Puig, educador catalão, a participação do alunado na vida da escola é um dos pilares da formação humana e, provavelmente, uma das melhores aprendizagens de democracia que pode ser realizada durante a idade escolar.

No seu livro Democracia e Participação Escolar, o autor defende que a escola só é democrática quando coloca em prática um conjunto de atividades que impulsionem a participação. É o fazer que torna possível aos alunos e às alunas tomar parte ativa e significativa na vida escolar, ou seja, nas questões relativas ao trabalho escolar, à convivência e à integração.

Por isso, o foco do trabalho deste ano com os grupos do Ensino Fundamental II da Escola Móbile é o próprio processo de debate. Com a mediação dos professores, valoriza-se um ambiente de troca, que acolhe e favorece as diferentes posições. Assim, o discurso do aluno, em vez de julgado ou rebatido, é colocado em desequilíbrio, o que permite ao aluno repensar de maneira mais profunda sobre o papel de si próprio e dos outros para uma melhor convivência no ambiente escolar.

São estas as etapas do Projeto Convivência neste ano:

  1. Apresentação do projeto e dos temas a serem tratados neste ano;
  2. Divisão das comissões de modo a garantir grupos heterogêneos (alunos de turmas e anos diversos);
  3. 3. Discussão sobre as problemáticas relacionadas ao tema da comissão;
  4. Elaboração, em pequenos grupos, de planos de ação para lidar com essas problemáticas;
  5. Comunicação das ideias do grupo para os demais alunos, por meio da gravação de um vídeo;
  6. Disponibilização de um tempo para que alunos não participantes de uma comissão possam enviar a ela sugestões sobre os planos de ação;
  7. Acolhimento das sugestões e finalização da proposta de ação, bem como elaboração de uma comunicação visual para a comunidade escolar, quando necessário;
  8. Acompanhamento dos planos de ação ao longo do ano e novas reuniões para checar a necessidade de reencaminhamento desses planos.

Cada comissão terá a incumbência de discutir um destes temas:

  • Cuidados com os materiais pessoais;
  • Uso da quadra e organização de campeonatos esportivos no recreio;
  • Convivência na web;
  • Conservação dos espaços coletivos da escola;
  • Cuidados com a mochila e uso dos mochilódromos;
  • Uso das mesas de pebolim e de tênis de mesa;
  • Uso do refeitório e da cantina;
  • Cuidados com as carteiras nas salas de aulas;
  • Ideias para o Vitrine (mostra de talentos dos alunos);
  • Convivência entre gêneros.