Recycling Project

10 de outubro de 2018


Durante o fim do primeiro semestre e início do segundo, os alunos do 4º ano do Período Estendido desenvolveram um projeto de reciclagem com o objetivo de identificar adversidades físicas e espaciais do ambiente de sala de aula e projetar móveis e/ou objetos que solucionassem tais problemas. O projeto foi norteado pela metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), que possibilita a experimentação e vivência do pensamento científico de maneira interpretativa e reflexiva.

O primeiro passo foi conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem e do consumo consciente. Eles assistiram a vídeos sobre o tema, debateram o assunto, registraram ideias e conceitos e começaram a coletar materiais recicláveis.

Em seguida, as crianças passaram a analisar o ambiente de sala de aula e a identificar desafios que enfrentam no dia a dia. Questões interessantes surgiram, como a organização e manutenção dos materiais escolares e brinquedos, a frequência com que objetos pessoais são esquecidos na escola e o uso em excesso de copos de plástico para beber água. Separados em grupos, então, pensaram em possíveis soluções que envolvessem o material reciclável que haviam trazido para a sala. Ao selecionarem os materiais, utilizaram expressões como “We want to use plastic/paper”, “We need cardboard paper/cups for our project” e “We can use bottles to make the legs”. Com os materiais em mãos, os alunos começaram o processo de design dos móveis, objetos e brinquedos que iriam criar, fazendo um primeiro rascunho do desenho original, que sofreria alterações e mudanças até o início da montagem.

Antes de iniciarem a montagem, os grupos apresentaram à turma seus rascunhos e discutiram sugestões e melhorias, com expressões como “I think you should change the size/make it bigger/use different materials…” e, então, começaram a montar. O processo de montagem foi extremamente interessante porque as crianças se depararam com dificuldades e tiveram autonomia para buscar alternativas para lidar com elas, alterando o que fosse necessário enquanto praticavam a língua inglesa.

Quando os projetos estavam prontos, os alunos apresentaram suas criações à turma, explicando sua função e relacionando quais materiais utilizaram: “We made a slime keeper/toys box/lost and found box/collective material organizer/football game from cardboard paper/plastic bottles/paper/wood…/ It will help you put away your slime during class/organize your material/collect plastic cups for recycling…” Com essa explicação, os outros alunos puderam identificar os projetos dos colegas das outras salas e, também, utilizar as criações. Assim, puseram em prática sua criatividade e despertaram para a consciência ecológica e coletiva.

Professoras do 4º ano do Período Estendido.