Retelling stories – 1st grade
1 de julho de 2016
“Draw me a star, and the artist drew a star. It was a good star.” Assim começa a história do autor americano Eric Carle que deu origem a uma série de atividades do projeto Retelling Stories e do tema The Space and the Solar System. Ampliando o conhecimento de mundo por meio da língua inglesa, os alunos exploraram os elementos do céu e se inspiraram nas estrelas para usar a criatividade em atividades artísticas, musicais e linguísticas.
A partir de pesquisas e informações sobre o espaço trazidas de casa pelas crianças, descobrimos aspectos interessantes como “The Sun is a star!”, “Stars are bigger than planets”, “Stars are made of hot gases”, “Stars have three colors – blue, yellow and red”, “The blue star is hotter than the yellow star, but the yellow star is hotter than the red one”. Com o aplicativo para iPad Stellarium, exploramos o céu e descobrimos que um grupo de estrelas forma uma constelação. Observando os desenhos que as estrelas formam, os alunos reconheceram elementos familiares e puderam expressar suas associações com comentários, tais como “It looks like a fish!”
Na aula de culinária, preparamos um delicioso suco de carambola – “Star fruit!” –, fruta que parece vinda do espaço. Acrescentamos a ele a hortelã fresquinha que colhemos de nossa horta. Aprendemos a cantar a canção Twinkle, twinkle little star e, para tocar essa música, construímos um instrumento musical com garrafas de água, que, em inglês, se chama “water xylophone”.
Nas atividades relacionadas à obra de Eric Carle, o foco foi a compreensão oral, além de recontar a história, com o objetivo incorporar elementos da narrativa e despertar a criatividade, reproduzindo ou recriando partes da história. Ouvimos a narrativa contada em inglês, no vídeo abaixo, identificando elementos conhecidos.
Em seguida, cada aluno escolheu uma página do livro para registrar artisticamente, usando o desenho da página como suporte para a releitura. Em uma atividade de expansão desse trabalho, os alunos demonstraram ter se apropriado de elementos linguísticos recorrentes, ao interagir em grupos e desafiar os colegas a desenhar, por meio de frases semelhantes às da história, mas com novas ideias, tais como “Draw me a car” ou “Draw me a girl”.
Finalmente, todo esse trabalho culminou na gravação da história e na produção dos e-books que seguem nos links abaixo. Good job, 1st grade!
Para computadores e dispositivos Apple, em formato de e-book:
1st grade J – MW afternoon
1st grade J – MW morning
1st grade J – TTh afternoon
1st grade J – TTh morning
1st grade M – MW afternoon
1st grade M – MW morning
1st grade M – TTh afternoon
1st grade M – TTh morning
Para computadores Windows e dispositivos Android, em formato de vídeo:
1st grade J – MW afternoon
1st grade J – MW morning
1st grade J – TT afternoon
1st grade J – TT morning
1st grade M – MW afternoon
1st grade M – MW morning
1st grade M – TT afternoon
1st grade M – TT morning