Sherlock Holmes

8 de setembro de 2020


Como o 5º ano do Período Estendido está de passagem pela Inglaterra por meio do conteúdo desenvolvido no terceiro bimestre, nada melhor para acompanhar essa viagem do que a leitura do livro paradidático Sherlock Holmes: The Emerald Crown, de Arthur Conan Doyle.

Enquanto tentavam levantar hipóteses para solucionar o mistério do enredo, os alunos foram expostos a um vocabulário típico de narrativas policiais que enriqueceu muito seu repertório linguístico.

Para praticar o vocabulário aprendido, eles trouxeram exemplos de outras histórias similares em que palavras como “thief”, “liar”, “guilty”, “innocent”, “footprint” apareciam. Os alunos ficaram muito empenhados em tentar desvendar o mistério do livro, e isso proporcionou um excelente envolvimento com a leitura. Tiveram, ainda, a oportunidade de expandir para outros contextos palavras como “fit”, “in trouble”, “greengrocer” e “lane”, entre outras.

Houve também momentos de expansão cultural, como uma visita virtual à Londres de Sherlock Holmes, passando por lugares típicos das histórias do detetive – como sua famosa residência na Baker Street, 221b – e outros relacionados à vida de seu criador, sir Arthur Conan Doyle.

Além disso, as crianças também tiveram uma aula especial sobre esse autor e descobriram curiosidades sobre como ele se tornou escritor e qual foi sua inspiração para criar um dos detetives mais famosos do mundo.

Professores do 5º ano do Período Estendido