Sobreviver sem tecnologia é possível?

25 de abril de 2019


No 1º bimestre, o tema Technology foi apresentado aos alunos do 3º ano do Período Estendido. Depois de explorarem diferentes formas de tecnologia e de refletirem sobre o seu significado e sobre como cada aluno se relaciona com ela, eles foram colocados diante de um desafio de sobrevivência em uma ilha sem tecnologia.

Utilizando a metodologia PBL (Problem-base learning), em que os alunos aprendem por meio da resolução de problemas, a tarefa principal foi decidir o que era essencial para a sobrevivência do grupo. Logo, surgiu um questionamento que permeou todo o projeto: apesar de importante, a convivência com a tecnologia é essencial para a sobrevivência?

Os alunos trabalharam em pequenos grupos e, por meio da comunicação em língua inglesa, simularam que estavam nessa ilha. Organizaram e dividiram tarefas para que cada um pudesse contribuir de alguma forma para a sobrevivência da equipe.

Os grupos se reuniram quatro vezes para essa discussão, e, em cada uma dessas ocasiões, um novo desafio surgia, a exemplo de enfrentar uma tempestade. Ao final de cada encontro, registraram em um diário suas ações na simulação da ilha. Assim, de maneira lúdica e significativa, atingiram também o objetivo linguístico de praticar o present continuous: “I am looking for water. Helena is building a house. Pedro is fishing. We are eating.

O desfecho dessa aventura foi uma atividade de culinária. Ao imaginar que foram resgatados e estavam de volta da viagem, prepararam e se deliciaram com um tropical smoothie cujos ingredientes poderiam ter sido encontrados na ilha: coconut water, strawberries and bananas.

Assim, o aprimoramento das habilidades linguísticas na vivência do Período Estendido se dá concomitantemente ao desenvolvimento de outras habilidades, como a aquisição de conhecimento sobre o mundo, o fortalecimento da colaboração e comunicação no grupo, o exercício do pensamento crítico, além do encorajamento da aprendizagem contínua dentro de um contexto de trabalho em equipe.

 

Professoras do 3º ano do Período Estendido