Somos um só
25 de abril de 2019
Os alunos do 2º ano concluíram o 1º bimestre no Período Estendido com a montagem do mural “We are One”. Nele, reuniram-se receitas e objetos passados de geração em geração em suas famílias, fotos de seus familiares, suas árvores genealógicas e informações sobre a nacionalidade de seus antepassados.
Partindo do aniversário de cada aluno, as crianças pesquisaram sobre a importância dessa data e como ela é celebrada em diferentes partes do mundo. Assistiram, então, a uma apresentação sobre imigração que os motivou a trazer informações sobre a origem de suas famílias. Os alunos também conversaram sobre herança familiar após a leitura da história “All the way to America”. Enquanto se comunicavam na língua inglesa, eles utilizaram o material coletado e os desenhos que produziram para montar um painel na sala de aula. Além disso, conversaram sobre as diferenças e similaridades em suas famílias: “I have a big family”, “My family is small”, “I have a brother”, “There are four people in my family”.
Para finalizar a atividade, utilizaram um novelo de lã e “costuraram” os elementos expostos no painel, simbolizando a ideia de que, apesar de diferentes, somos todos parte de um todo.
O percurso de pesquisa e coleta de dados para esse projeto foi muito rico. Tendo como ponto de partida a apreciação de comunidades e culturas diversas, as aprendizagens foram se solidificando. Os alunos puderam entrar em contato com diversas culturas, o que estimulou o desenvolvimento da competência global.
Confiram nas fotos a seguir o resultado deste projeto.
Professoras do 2º ano do Período Estendido