Space and the Solar System

7 de dezembro de 2016


Um dos temas trabalhados ao longo do ano com os alunos do 1o ano é “Space and the Solar System”. Nas aulas de Inglês do Período Estendido, as crianças exploraram o céu, os planetas, as estrelas, a lua, a vida dos astronautas, e foram convidados a compartilhar descobertas e contribuir com seus comentários. Entre atividades e jogos relacionados ao tema, introduzimos esses elementos linguísticos com a leitura compartilhada de histórias, como a lenda esquimó “Quarrel of the Sun and the Moon”. Devido ao fascínio causado pelo assunto, a maioria das atividades despertou a curiosidade científica, fazendo com que os alunos elaborassem suas próprias ideias e teorias.

Tomando o céu como ponto de partida mais concreto, estudamos as cores e os elementos que podemos observar durante o dia e durante a noite. Com isso, surgiu uma primeira pergunta investigativa – “Why does the day turn into night?” Usando uma lanterna e o globo terrestre, conversamos sobre o movimento de rotação da Terra e a localização dos países e elaboramos conclusões como “Brazil is facing the sun. When it’s day in Brazil, it’s night in India”.

Em nossas investigações e conversas científicas, cada resposta levava a novas perguntas. À medida que aprendiam mais sobre o nosso planeta, os alunos se perguntavam sobre a existência de outros planetas no espaço. Dessa forma, partimos para o estudo do Sistema Solar. Diversos conteúdos linguísticos relevantes puderam ser trabalhados nesse contexto, em que os alunos aprenderam a nomear os planetas, a falar do que os planetas são feitos – “What is Jupiter made of?”, “It’s made of gas”; de seu tamanho – “Which is the biggest planet?”, “Saturn is bigger than Earth”; de sua localização – “Mercury is near the sun”; e de suas características – “Mars is a red planet”. Os alunos perceberam que alguns planetas são muito distantes do Sol e chegaram à conclusão de que, por isso, eles são muito frios, elaborando suas ideias em frases como “Neptune is cold because it is far from the sun”.

A seguir, os alunos aprenderam mais sobre as estrelas e, ao compartilhar suas ideias com o grupo, tiveram a oportunidade de praticar novamente o uso das mesmas estruturas linguísticas para descrevê-las, falando sobre sua composição e seu tamanho. Entre outras conclusões, descobriram que existe uma relação entre a cor e a temperatura das estrelas – “The red star is colder than the yellow star”. Outro aspecto que causou surpresa foi a relação entre a percepção de tamanho que temos das estrelas e sua distância – “Stars are very big, but they look small because they are very far”.

Com tanto interesse pelo tema, os alunos se perguntaram, então, como podemos ter tantas informações sobre o espaço. A partir disso, trouxemos para as nossas discussões o trabalho dos astronautas e da NASA. De início, quando levantamos em conversa os conhecimentos prévios dos alunos, vimos que eles pensavam que os astronautas iam para o espaço todo dia, e que podiam chegar a todos os planetas. Em nossas investigações, vimos como é a vida dos astronautas no espaço, na Estação Espacial Internacional.

Durante os momentos de roda, na atividade de “Show and Tell”, os alunos compartilharam imagens trazidas de casa, mostrando como os astronautas fazem atividades que estão presentes em nossa rotina. Os conteúdos linguísticos que aprendemos no âmbito do tema “Daily Routine” foram reativados, e os alunos puderam comentar as fotos dizendo “This is how astronauts take a shower”, “They eat special food”, “They can brush their teeth”, entre outras.

Um dos assuntos mais interessantes que os alunos trouxeram com suas pesquisas foi a ida do homem à Lua. Passamos, então, a estudar a Lua e suas crateras. Em uma atividade de Ciências, reproduzimos o impacto dos meteoros sobre a superfície lunar, usando para isso uma bola pesada sobre uma superfície com farinha, e os alunos puderam se expressar por meio de frases como “We can see craters” e “Meteors cause big craters”.

E, finalmente, chegou nossa vez de irmos ao espaço! Depois de aprendermos sobre o sistema solar, e de estudarmos uma língua estrangeira, tal como os astronautas fazem antes de partir em suas missões, precisamos revisar tudo e nos prepararmos para a viagem em nossas espaçonaves de faz de conta. No dia da viagem ao espaço, os alunos se divertiram muito em seu papel de astronauta, partindo em sua viagem à estação espacial com muito entusiasmo.

Compartilhamos abaixo algumas fotos desses momentos de aprendizagem e engajamento.