The biggest job of all

24 de maio de 2019


No 2º bimestre, o tema Jobs foi apresentado aos alunos do 4º ano por meio da leitura e discussão do e-book The biggest job of all, de Harriet Ziefert, pela plataforma Tumblebooks, que é uma coleção de livros digitais animados e narrados em língua inglesa. Na história, quando a personagem Lulu cresce, ela quer “um trabalho realmente grande”; ela quer o maior e mais importante trabalho de todos – mas o que deveria ser? Após a leitura individual da história, os alunos também ouviram sua narração e, assim, praticaram a compreensão escrita e oral. A discussão gerada pelo tema foi muito rica, e os alunos participaram ativamente, pois todos queriam dar sua opinião sobre qual é o maior trabalho de todos; sobre a importância do trabalho das mães/pais e se ser  “mãe” poderia ser considerado uma profissão ou não. Alguns exemplos de produção oral dos alunos durante as discussões foram: “I think the biggest job of all is a doctor, because they save lives”, “I think the biggest job of all is a mom/dad because they take care of us”, “I don´t think being a mom is a job”.

Com o objetivo de expandir essa discussão, foi proposto aos alunos uma entrevista em que eles perguntariam a dois membros de sua família sobre suas profissões e opiniões sobre o maior trabalho de todos: “What do you do?” e “What do you think the biggest job of all is?”. Na aula seguinte, eles trouxeram as informações que foram coletadas em casa e, então, trocaram experiências comparando e contrastando essas informações. Algumas de suas produções linguísticas foram: “My dad is a laywer and my mom is a restaurant owner”, “Well, my dad is a an engineer and my mom is a chef”, “My mom/dad thinks the biggest job of all is…”,  “Well, my mom/dad thinks the biggest job of all is…”.

E, para finalizar a discussão, os alunos foram estimulados a expressar suas opiniões usando massinha de modelar. Sem falar nada para suas professoras ou colegas de classe, eles criaram algo que representasse o maior trabalho de todos para eles. Ao finalizar, os alunos foram de mesa em mesa apreciar a arte dos colegas e tentaram  adivinhar qual profissão era aquela, já que alguns deles haviam mudado de opinião desde a primeira discussão. Depois, explicaram suas criações e produziram falas como: “I think the biggest job of all is a dad/mom, because they take care of the kids”, “I think the biggest job of all is a teacher, because they are intelligent”, “I think the biggest job of all is a chef, because without food everybody would die”.

Os benefícios dessa atividade foram muitos, pois, além de aumentar o repertório linguístico dos alunos ao se comunicarem e expressarem suas opiniões, a oportunidade de manusear livremente as massinhas proporcionou a eles sensação de relaxamento, concentração e deu asas à imaginação e à criatividade!

Professoras do 4º ano do Período Estendido