The Diary of a Young Girl – M8

23 de junho de 2016


“A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions.”
(Oliver Wendell Holmes Jr.)

“Espero poder contar tudo a você, como nunca pude contar a ninguém, e espero que você seja uma grande fonte de conforto e ajuda…” Foi com esse trecho do livro Diário de Anne Frank (The Diary of a Young Girl) que os alunos do curso M8 do Inglês Móbile embarcaram em uma vasta reflexão sobre um evento que marcou a história da humanidade – o Holocausto.

O famoso diário acima mencionado conta a história de uma garota alemã, de origem judaica, que teve sua história de vida marcada pela perseguição nazista. Ao longo da leitura, os alunos foram criando uma linha do tempo em que relacionavam episódios da vida de Anne Frank e os fatos históricos que permeavam seu relato. Foi nesse momento que os questionamentos acerca da religião e dos valores judaicos começaram a tomar espaço nas discussões. As circunstâncias em torno da perseguição aos judeus na Alemanha pré-guerra e os motivos reais que a fizeram acontecer de forma tão extrema e cruel foram alguns dos pontos que despertaram o interesse dos alunos.

Com o objetivo de proporcionar uma interpretação mais aprofundada dessas questões históricas e culturais, buscamos contato com alguém que pudesse sanar as dúvidas e enriquecer nossa discussão. Em nossas buscas por parceiros internacionais para uma entrevista on-line via Skype, chegamos ao Prof. Dr. Michael Bryan Schwebel, de família judaica, que vive em Nova Jersey, no leste dos Estados Unidos.

Durante a etapa de preparação para a videoconferência, os alunos foram expostos a diversos exemplos de condução investigativa de uma entrevista. Perguntas inusitadas surgiram naturalmente nos passos preliminares, as quais foram escolhidas e incluídas pelos próprios alunos no rol a ser utilizado durante a interação. Eles desejavam saber, por exemplo, se Michael Schwebel conhecia histórias de seus familiares que viveram na época do holocausto e como era a vida em tal época, chegando a detalhes como a vida escolar e a rotina dos lares. Houve até questionamento sobre a criação do Estado de Israel no pós-guerra e algumas perguntas pessoais, tais como se ele já havia visitado Israel.

Além da curiosidade acerca da religião e da cultura judaica, os alunos também demonstraram interesse em saber como havia sido a trajetória de Salla Schwebel, a avó de Michael. Na interação via Skype, descobriram que ela havia vivido os horrores de Auschwitz, refugiando-se após a guerra em Nova York, nos Estados Unidos, onde reside até hoje. Entre outras questões, eles perguntaram a Michael se sua avó chegou a ver Hitler em pessoa e que tipos de traumas ele julgava que ela havia sofrido após sua libertação do campo de concentração. Ficaram comovidos quando souberam que ela havia sobrevivido trabalhando na cozinha e se alimentando de cascas de batata.

Durante a entrevista, os alunos puderam, entre outras coisas, apresentar todo o seu repertório linguístico fazendo perguntas e interagindo com uma pessoa, até o momento desconhecida, que não tinha referências da língua portuguesa. Lidaram com improviso, organização da fala e com interação de maneira muito proficiente, elogiadas pelo entrevistado, que comentou: “They were really prepared”, “They made very intelligent and interesting questions”. Por outro lado, os alunos puderam validar todo o seu aprendizado até o momento. Alguns dos relatos dos alunos após a entrevista: “I was really nervous, and I thought I wouldn’t be able to talk to Michael”, “I was afraid of forgetting everything I had to ask, because I was nervous, but it worked!” e “It’s really interesting to talk to someone who doesn’t understand any Portuguese. And we talked!”.

A videoconferência via Skype foi uma das fases do projeto do curso M8 do Inglês Móbile, em que os alunos aprofundaram a análise da real e comovente história de Anne Frank como ponto de partida para o estudo do texto biográfico. Aprenderam como se produz uma biografia com o objetivo de relatar a vida e a obra de uma pessoa, apresentando uma perspectiva histórico-cultural ao leitor. Como parte final do projeto, os alunos utilizarão as informações colhidas durante a leitura do diário, a entrevista com Michael e o estudo do gênero biográfico para a escrita da biografia de Salla Schwebel.