The Empty Pot

16 de agosto de 2018


Como parte do projeto “Retelling Stories”, os alunos do 1° ano do Período Estendido foram desafiados a representar o conto chinês “The Empty Pot”, escrito e ilustrado por Demi, autora norte-americana.

Primeiramente, embarcaram em uma viagem imaginária para a China, quando aprenderam a jogar Tangram, e recriaram diferentes imagens com as sete peças em formas geométricas. Em seguida, ouviram as professoras lerem o livro com o objetivo de desenvolver a consciência do som das palavras, a compreensão da sequência dos acontecimentos da história e a aquisição de novo vocabulário.

Os alunos, então, dividiram-se em duplas e escolheram um trecho para recontá-lo por meio de desenhos, os quais, mais tarde, tornaram-se parte de um livro ilustrado da sala.

Após terem se apropriado de suas respectivas partes, foi proposto aos alunos recontar a história, porém, dessa vez, por meio do teatro.

Para contribuir com o cenário, os alunos realizaram pinturas de flores com garrafas pet para enfeitar o fundo e decidiram, juntos, quais objetos deveriam ser utilizados para o dia da apresentação.

Além de ser uma atividade que proporcionou o exercício da imaginação, concentração e cooperação, o teatro permitiu que os alunos praticassem algumas estruturas linguísticas − como: “A long time ago”, “There was a boy”, “The emperor loved flowers”; “Nothing happened”; “I’ve tried my best”, “I found him!”, “The end” − com o auxílio das professoras.

Por fim, os alunos tiveram a chance de concluir seu trabalho por meio da análise das próprias fotos tiradas no dia da encenação em sala de aula, quando reagiram com empolgação ao se identificarem neles! A atividade também foi propícia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, já que os alunos foram incentivados a usar a língua inglesa para expressarem reações, como “It’s me!”, “I can see the Emperor!”, “I can see a bigger pot!”.

Essa experiência fez com que os alunos ultrapassassem os limites da sala de aula ao usarem a imaginação e enfrentarem o desafio de atuar em frente aos seus colegas e professoras, o que favoreceu a união do grupo para alcançar o objetivo de contar a história em conjunto com confiança e muita diversão!