“The three states of matter”
2 de maio de 2018
No começo do primeiro semestre, os alunos do 4º ano do Período Estendido estudaram os estados físicos da matéria (solid, liquid and gas) e, por meio de experimentos lúdicos e interessantes, possíveis transformações e mudanças desses estados. Com essa vivência, os alunos analisaram probabilidades, fizeram inferências e questionamentos e, utilizando a língua inglesa, ampliaram seu repertório linguístico e seu conhecimento da natureza pela observação e prática.
O primeiro experimento foi a observação de bolhas de sabão. Os alunos assistiram a um vídeo com uma apresentação de um “bubble artist” (https://www.youtube.com/watch?v=QseWXpkaGTY) e levantaram hipóteses sobre qual seria o estado físico da bolha de sabão, considerando todo o processo de transformação da bolha, do líquido para o gasoso/sólido. Em seguida, colocaram a mão na massa fazendo e observando as bolhas de sabão, criando formas, controlando a quantidade de água e sabão para descobrir se era possível fazer uma quantidade maior ou menor de bolhas e o tempo que elas demoravam para estourar. Durante o processo, os alunos produziram frases como “It is a solid/a liquid/a gas”, “I think the bubble is a solid because it has a shape”, “It is cold”, “I think the bubble is a gas because it floats”, entre outras.
Em outro momento, as crianças se depararam com quatro objetos na sala de aula: uma garrafa, uma bexiga, vinagre e bicarbonato de sódio. Dessa vez, observaram os objetos (manipulados pelas professoras) e analisaram o que era sólido ou líquido, além de qual transformação poderia ocorrer, usando expressões como “It will become a gas”, “It will become a liquid”, “It will break the bottle” etc. Após pensarem nas possíveis transformações, os alunos viram que a mistura de vinagre e bicarbonato encheu a bexiga de gás, o que fez com que ficassem surpresos e curiosos, utilizando o inglês para novas perguntas, como “Does it smell?”, “Is the balloon going to explode?” e “Can we add more vinegar to see what happens?”.
Na semana seguinte, sem o auxílio da temperatura fria de geladeiras e freezers, os alunos fizeram sorvete em sala de aula. Para tanto, precisaram apenas de dois sacos plásticos, gelo, leite, açúcar, extrato de baunilha e muito “shake, shake, shake” para que a transformação do líquido em sólido ocorresse. Ao experimentarem o sorvete e registrarem o experimento culinário no caderno, eles utilizaram estruturas como “It was a liquid and now it is a solid”, “It was milk and now it is ice cream” e “You need one cup of milk and two tablespoons of sugar to make this ice cream”.
Continuaremos instigando os alunos do 4º ano a investigar, pesquisar, levantar hipóteses, descobrir e questionar. Acompanhem nossas descobertas nesse encontro do inglês com a ciência!