Tietê River Project
29 de junho de 2016
No 1º semestre, os alunos do 3º ano aprofundaram seus conhecimentos da língua inglesa por meio de diversos temas que propiciaram a ampliação de seus horizontes e o contato com contextos da vida real. Em um desses ciclos de aprendizagem, integramos o desenvolvimento do tema “Home and Living”, a leitura do livro paradidático Riverboat Bill e as discussões de conteúdos relacionados às cidades e à importância dos rios, em diversas atividades que compuseram o Tietê River Project – um projeto de criação artística e produção de texto que despertou grande interesse e envolvimento nos alunos.
Em meio aos objetivos comunicativos sobre cidades, bairros e moradias, os alunos empregaram novas palavras e estruturas para descreverem o lugar onde moram. Em suas conversas e registros escritos, incorporaram repertório para interagirem com perguntas e respostas, tais como “Where do you live?”, “What’s your neighborhood like?”, “There is a park in my neighborhood”.
Um dos aspectos explorados nessas aulas foram os diferentes tipos de moradia. Com a introdução de novas palavras, quando falamos sobre pessoas que moram em barcos, surgiu um elo entre esse tema e o personagem do livro paradidático Riverboat Bill:“He lives in a boathouse!” Esse personagem um tanto exótico, que mora em um barco, chamou a atenção dos alunos, que tiveram, na leitura dessa história, uma oportunidade de colocar à prova seus conhecimentos linguísticos e suas estratégias de compreensão de texto, aproximando-se do texto narrativo de maneira cada vez mais independente.
Em suas viagens, Bill visita diversos rios e descobre em cada local novos animais que vivem em suas águas e margens. O contexto da história nos levou a uma discussão sobre o papel dos rios nas cidades e dos rios que conhecemos ao redor do mundo. A partir de uma apresentação com informações sobre o rio Tietê, sua importância e sua história, a leitura compartilhada de pequenos textos informativos nos levou a pensar na situação de degradação do nosso principal rio. Lançamos então uma pergunta aos alunos: se Bill visitasse o rio Tietê, que animais encontraria? “Can we find any animals in Tietê River?” A partir dessa conversa, surgiu o desafio de pensarmos em uma criatura que pudesse viver nas águas poluídas do nosso rio.
Usando lixo reciclável, os alunos trabalharam em grupos para construir suas criaturas e, depois, usaram a imaginação para produzir um texto descritivo de apresentação de seu trabalho, apontando as características, necessidades e habilidades desses seres capazes de viver em meio a tanta sujeira. Surgiram ideias interessantes, como “It eats dead fish”, “It drinks oil”, “It’s blind”, “It has a metal heart”.
Finalmente, por meio de uma exposição, os alunos puderam apreciar os trabalhos dos colegas e compartilhar com os alunos de outras séries todo esse percurso de aprendizagem. Foi com muita criatividade e entusiasmo que os alunos interagiram bastante, fazendo uso significativo dos recursos linguísticos trabalhados para a comunicação oral e escrita. Congratulations, 3rd grade!