Tietê River Project

27 de junho de 2017


Entre as atividades para o desenvolvimento das habilidades linguísticas do 3° ano do Período Estendido temos a leitura do livro paradidático Riverboat Bill. Durante a leitura desse livro, os alunos puderam acompanhar a jornada de Bill ao redor do mundo. Ele vive em um barco que o leva a navegar por rios em diferentes países do mundo. Navegando pelos rios, Bill se depara com diversos animais que vivem em seu habitat natural.

Ao final da leitura, os alunos tiveram a oportunidade de integrar o tema de Home and Living à discussão sobre a importância dos rios para as cidades e acerca dos rios que conhecemos no mundo todo.

Ao voltarem o olhar para a cidade onde moram, os alunos defrontaram-se com uma questão: se Bill visitasse a cidade de São Paulo e navegasse pelo rio Tietê, o que ele encontraria?

Após uma discussão sobre o passado e o presente do rio Tietê, eles chegaram à conclusão de que Bill dificilmente encontraria algum animal nesse rio. A partir daí, surgiu a ideia de nosso projeto. Aliando a preservação do meio ambiente e a diminuição da produção de lixo, os alunos utilizaram materiais recicláveis para criarem seres fantásticos que pudessem viver nas águas poluídas do rio Tietê. “It eats trash”, “It drinks polluted water”, “It spits slime” foram algumas das soluções criativas dos alunos para a sobrevivência dos “animais” nesse habitat inóspito.

Além de muito empenho e criatividade artística, os alunos também colocaram em prática todo o seu repertório linguístico para descrever as características de suas criaturas. “It has a big body”, “It has a mermaid tail”, “It has wings” etc.

O resultado desse projeto foi exposto no lobby do prédio do Período Estendido entre os dias 19 e 22/06.

Congratulations, 3rd grade!