Web of Kindness

17 de junho de 2019


Inspirados pelas redes sociais de compartilhamento de imagens, alunos do 5° ano criaram uma rede social própria do Período Estendido: a Instakindness. Nessa rede social, eles foram desafiados a compartilhar informações sobre seus gostos, seus hábitos e suas atividades favoritas.

O processo foi dividido em etapas. Primeiro, os alunos foram expostos à pergunta “Why can’t everybody be friends?”. Após uma breve troca de opiniões, assistiram ao vídeo “Be More Us” (https://www.youtube.com/watch?v=Pm12mTIUJss), que mostra diferentes pessoas, com diferentes histórias, interagindo e brincando com crianças, criando vínculos. A pergunta inicial foi, então, retomada, e os alunos observaram se suas opiniões haviam mudado.

Ao final das discussões, foi proposto que eles criassem suas próprias postagens. Os alunos puderam, então, fazer um registro sobre algo pessoal que desejariam compartilhar com os colegas e professores do Período Estendido.

Após cada aluno criar a própria postagem, eles foram instigados a fazer um comentário positivo sobre a postagem de um colega de outra turma, mesmo não o conhecendo. Então, com o suporte dos professores, eles trocaram impressões sobre as novas conexões que fizeram e chegaram à conclusão de que estão conectados a mais pessoas do que podiam imaginar. “I love going to the park on weekends!”, “She travels abroad every January” e “What do you like to do in your free time?” são alguns exemplos do conteúdo linguístico que utilizaram.

O resultado final desse projeto foi um mural coletivo em que todos os alunos e professores do Período Estendido puderam comentar as postagens que estavam ali expostas, criando uma grande rede de conexões e interesses entre eles!

Durante todo o projeto, os alunos puderam compartilhar seus interesses e identificar similaridades e diferenças entre as pessoas. Também se divertiram muito ao sentir o gosto de criar uma postagem em uma “rede social” de concepção própria.

Foi uma experiência enriquecedora em que a língua inglesa foi a ferramenta para o desenvolvimento de habilidades de competência global, como a comunicação, a empatia, a criatividade e o pensamento crítico.

Professores do 5º ano do Período Estendido