World Leaders´ Project
1 de novembro de 2019
O Egito foi um dos países usados como pano de fundo para os temas trabalhados com o 5º ano do Período Estendido no segundo semestre. Inspirados pelos faraós do Antigo Egito, os alunos exploraram o conceito literal e a ideia por trás da palavra “líder”. A partir de reflexões como “Was Cleopatra a leader?” (A Cleópatra foi uma líder?) ou “How could one become a leader in Ancient Egypt?” (Como era possível alguém se tornar um líder no Antigo Egito?), eles entraram em contato com exemplos de pessoas que exercem, de diferentes formas, alguma liderança.
Para aprofundarem o entendimento sobre o tema, as turmas assistiram a um vídeo em que jovens e adolescentes respondem à seguinte pergunta “What does it take to be a great leader?” (O que é preciso para ser um grande líder?) (https://www.youtube.com/watch?v=KdL4o7wU0CQ). A partir daí, o olhar dos alunos se voltou para gestos e ações simples que podem ser realizados para ajudar as pessoas e o mundo ao seu redor. Eles também conheceram histórias inspiradoras de jovens que criaram seus próprios projetos e campanhas dentro de suas comunidades ou bairros, tornando-se líderes naqueles espaços e para aqueles grupos de pessoas.
Com apoio do material didático, exploraram o conceito de timeline (linha do tempo) enquanto aprenderam sobre a vida de duas mulheres muito importantes para a humanidade: Frida Kahlo e Amelia Earhart. Assim, familiarizaram-se com esse gênero textual, uma perspectiva diferente de biografia, enquanto praticaram e aprofundaram seus conhecimentos sobre como perguntar e descrever uma sequência de acontecimentos que ocorreram no passado.
Após as discussões em sala e a reflexão proposta pelo material didático, os alunos foram desafiados a escrever, em grupos, a linha do tempo sobre um líder cuja história e conquistas tiveram e têm um impacto importante no mundo.
Enquanto pesquisavam para escolher alguém, eles debatiam se aquelas pessoas eram consideradas líderes para todos os membros do grupo. Após a escolha, cada integrante do grupo registrou os principais eventos e acontecimentos na vida dessas pessoas e, então, organizou-os em ordem cronológica. Finalmente, usaram esses registros para montar a linha de tempo do líder escolhido em um cartaz que ilustraram e expuseram nos espaços coletivos do prédio do Período Estendido, engajando todos, funcionários e alunos.
Além de promover a ampliação da biblioteca cultural dos alunos do 5º ano tendo a língua inglesa como instrumento de comunicação, esse projeto contribuiu para a desenvolvimento dos alunos em relação às habilidades de competência global, como a comunicação, a empatia, a criatividade e o pensamento crítico.
Professores do 5º ano do Período Estendido