You don’t scare me!
31 de março de 2020
Com a leitura das histórias “Go away, Big Green Monster!” e “Glad Monster, Sad Monster”, de Ed Emberley, os alunos do Infantil 5 entraram em contato com temas e vocabulário relacionados a características físicas e sentimentos, uma vez que, nas histórias, os monstros são retratados assim: “Big green monster has two big yellow eyes” e “Losing my big blue balloon makes me sad”.
Durante a rotina, os alunos usam esse vocabulário para falar sobre si mesmos e sobre os outros, assim como para expressar como se sentem. Durante a roda, o ajudante do dia cria seu próprio monstro, para carregá-lo consigo ao longo do dia, e o descreve por meio de estruturas linguísticas como: “My monster has one big purple eye”, “Today I’m feeling angry!”.
Sabendo que outro grande desafio na infância é a experimentação de alimentos variados, os alunos criaram seus próprios monstros em uma atividade em que os materiais foram substituídos por pepino, tomate, milho, ervilha, brócolis, cenoura e gergelim. Ao longo da proposta, praticaram variações das estruturas linguísticas ao descreverem as características físicas dos monstros que criaram, por exemplo: “My monster has tomato eyes!”, “My monster has broccoli hair!”. Ao devorar seus monstros, despediam-se de seus medos dizendo: “Go away, cucumber ears!”, expressando sua coragem ao experimentar novos alimentos.
Além disso, os alunos tiveram contato com o aplicativo “Big Green Monster” e, por meio de iPads, puderam interagir de diferentes maneiras com a história: recontando-a, escutando o autor contá-la e ouvindo a história de forma musical.
As atividades proporcionaram um grande entusiasmo devido ao grande interesse pelo tema “Monsters” e ao enfrentamento de seus medos: “You don’t scare me!”, “Don’t come back, until I say so”. Assim, os alunos puderam utilizar a língua inglesa em diferentes situações e de forma lúdica.