You don’t scare me!

31 de março de 2020


Com a leitura das histórias “Go away, Big Green Monster!” e Glad Monster, Sad Monster, de Ed Emberley, os alunos do Infantil 5 entraram em contato com temas e vocabulário relacionados a características físicas e sentimentos, uma vez que, nas histórias, os monstros são retratados assim: “Big green monster has two big yellow eyes e Losing my big blue balloon makes me sad.

Durante a rotina, os alunos usam esse vocabulário para falar sobre si mesmos e sobre os outros, assim como para expressar como se sentem. Durante a roda, o ajudante do dia cria seu próprio monstro, para carregá-lo consigo ao longo do dia, e o descreve por meio de estruturas linguísticas como: My monster has one big purple eye, Today I’m feeling angry!”. 

Sabendo que outro grande desafio na infância é a experimentação de alimentos variados, os alunos criaram seus próprios monstros em uma atividade em que os materiais foram substituídos por pepino, tomate, milho, ervilha, brócolis, cenoura e gergelim. Ao longo da proposta, praticaram variações das estruturas linguísticas ao descreverem as características físicas dos monstros que criaram, por exemplo: My monster has tomato eyes!, My monster has broccoli hair!. Ao devorar seus monstros, despediam-se de seus medos dizendo: Go awaycucumber ears!, expressando sua coragem ao experimentar novos alimentos. 

Além disso, os alunos tiveram contato com o aplicativo “Big Green Monster” e, por meio de iPads, puderam interagir de diferentes maneiras com a história: recontando-a, escutando o autor contá-la e ouvindo a história de forma musical.  

As atividades proporcionaram um grande entusiasmo devido ao grande interesse pelo tema Monstersao enfrentamento de seus medos: You don’t scare me!”, “Don’t come backuntil I say so. Assim, os alunos puderam utilizar a língua inglesa em diferentes situações e de forma lúdica.